Principais dicas de etiqueta digital

Com a velocidade das informações e a constante atualização que o profissional precisa manter, é quase impossível não se integrar na era digital. Enviar e-mails, elaborar páginas com informações pessoais, participar de comunidades virtuais, utilizar programas de mensagens instantâneas, receber ou mandar mensagens SMS, ou seja, criar cadeias de relacionamento, faz parte de uma nova maneira de se relacionar, seja pessoalmente, seja profissionalmente. O resultado mais visível é que acabamos mantendo muitos relacionamentos virtuais e perdemos o contato mais direto e pessoal com os colegas de trabalho. No entanto, essa "vida paralela" virtual gera outras conseqüências. Como podemos adequar o mundo digital ao nosso dia-a-dia? Ele gera uma influência positiva ou negativa no desempenho profissional? Como manter um relacionamento adequado na troca de e-mails? O que podemos escrever e o que não podemos? Participar de uma comunidade virtual ou manter um blog prejudica nossa imagem? Enfim, como devemos nos comportar profissionalmente na era digital?
Confira as principais regras de etiqueta para o profissional se manter bem posicionado no mercado de trabalho:
- Não ficar de papo no celular durante o experiente. Deixe-o no silencioso. Se tocar e for importante atender, saia da sala e seja breve.
- Jamais fornecer o e-mail corporativo para amigos e familiares, não o usar para assuntos que não sejam pertinentes ao trabalho, nem cadastrá-lo em sites de compras, entretenimento e outros.
- Receber correspondência particular no ambiente corporativo, mesmo que em um webmail, deve ser feito com a maior discrição possível.Qualquer um pode ler.
- Usar o e-mail da empresa para assuntos referentesapenasàvida empresarial. Não encaminhar para colegas da empresa mensagens pessoais com piadas, poemas, fotos, etc.
- Ao enviar qualquer anexo, tenha certeza de que o destinatário está esperando o material ou tem interesse em recebê-lo. De preferência, consultá-lo antes de enviar e ter cuidado com o tamanhoe a extensão do arquivo.
- Nunca pressupor que um e-mail foi recebido e lido. A mensagem pode ter sido bloqueada pelo anti-spamdo servidor da empresa.
- Em caso de assuntos importantíssimos, fazer da maneira tradicional: telefone.
- Ser discreto em comunidades virtuais. Lembrar-se que qualquer um pode acessá-las, inclusive seu chefe ou aquele colega de trabalho que não vê a hora de conseguir o seu cargo.
- Se desejar muito manter um blog, fugir de qualquer assunto que comprometa a empresa ou que possa ser prejudicial para sua imagem profissional.
- Usar mensagens instantâneas comedidamente, de forma que não comprometa sua administração do tempo. Seu chefe saberá se você passou o dia todo teclando com amigos ou se efetivamente fez seu trabalho.

Encontre esta reportagem em Pequenas Empresas Grandes Negócios